Nesta terça-feira (27/7) foram empossados os conselheiros da regional Sede para o mandato de dois anos. O Conselho Regional Sede será composto de 100 conselheiros, sendo 54 titulares e 46 suplentes. A cerimônia de posse foi realizada no hall da Prefeitura de Contagem e contou com as presenças da prefeita Marília Campos e do presidente da Câmara Municipal, Alex Chiodi. As cadeiras são ocupadas por representantes da sociedade civil e da administração pública.
Já foram empossados os conselheiros das regionais Ressaca, Riacho, Petrolândia, Industrial, Nacional, Vargem das Flores e Sede.
Durante discurso, a prefeita Marília Campos fez um balanço sobre a mobilização popular que resultou na formação das comissões de moradores para fiscalizar e acompanhar as intervenções na região Sede. “São seis meses de gestão. Hoje, apresentamos o resultado positivo de um trabalho que envolveu a população da nossa cidade, incluindo as lideranças da região Sede, por meio do debate e da participação popular. Também houve um envolvimento de toda a equipe da administração regional, que cumpriu muito bem as diretrizes do nosso governo”.
Por sua vez, o presidente da Câmara, Alex Chiodi, falou sobre a característica da regional Sede que concentra cerca de 68 bairros e abriga diversos equipamentos públicos, incluindo o centro histórico de Contagem.
“É a única regional das oito, que faz divisa com outras cinco regionais. Eu tenho certeza de que todos que estão representando o conselho têm muito orgulho de falar que moram na Sede. Daí a importância desse trabalho que a regional tem feito. Eu só posso parabenizar pela iniciativa do diálogo da Prefeitura com a população. E o poder legislativo faz esse elo entre o Executivo e a população”, afirmou.
Já o administrador regional Sede, Lindomar Diamantino, fez um balanço do trabalho, tendo em vista a extensa gama de culturas, equipamentos públicos, comunidades tradicionais e serviços concentrados no território. Segundo ele, a gestão apostou na escuta qualificada, no direcionamento das demandas levantadas e no acompanhamento das ações de infraestrutura, do retorno das aulas presenciais e da vacinação na região. “Eu faço questão de estar sempre presente e de ouvir a população. Na minha avaliação, já temos a noção de como vamos atuar para discutir sobre as políticas públicas para a região”, acrescentou.
Representando os homens do Conselho Regional, o artista e ativista David Moura, 24, falou da responsabilidade de assumir um papel de construir uma cidade melhor para todos. “Teremos dois anos de muito trabalho”.
Representando as mulheres, a administradora hospitalar Evelyne Fernanda Tosait, 39, reafirmou a importância das políticas de enfrentamento à violência doméstica na cidade. “Eu espero contribuir muito para a melhoria das políticas públicas para as mulheres da nossa região. Estarei atenta aos movimentos da cidade e tentarei ao máximo as informações que ajudem a todas as mulheres. Uma das lutas é contra a violência doméstica. Infelizmente durante a pandemia, a violência doméstica cresceu assustadoramente”, reiterou.
Atuação dos Conselhos
Os conselhos regionais são instâncias de representação e participação popular, onde as demandas da população são apresentadas, discutidas e encaminhadas aos órgãos do Executivo. Isso significa que cada conselho vai discutir e escolher quais as intervenções ou benfeitorias no território serão priorizadas, de acordo com as necessidades da população. As intervenções escolhidas serão encaminhadas pela administração regional para as secretarias e órgãos responsáveis pela execução do serviço. Para isso, serão realizadas reuniões mensais de levantamento da população nos territórios.
Para o secretário de governo, Pedro Amaral, os conselhos terão o papel de aproximar o governo da cidade. “O Conselho Regional vai trazer aquilo que o território demanda para o governo, mas também para informar sobre o que o governo está fazendo, como as ações previstas e como vai se dar cotidiano do governo no território. Esperamos que os conselhos tenham grande atuação na cidade e aproxime as pessoas da gestão”, enfatizou.
Presenças
Acompanharam a solenidade o secretário de Obras e Serviços Urbanos, Marcos Túlio Melo; o secretário de Administração, Antônio David; a subsecretária de serviços urbanos, Izabel Chiodi; a subsecretária de Governo, Sônia Melo; a coordenadora das Regionais Administrativas, Letícia da Penha; os vereadores Ronaldo Babão e Daniel Carvalho e a vereadora e líder de governo na Câmara Municipal, Moara Saboia.